O Módulo de Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC) do curso de Medicina/UEFS tem como objetivo geral criar oportunidades para o aluno desenvolver habilidades e competências relativas ao conhecimento da realidade social em que se insere, aos valores éticos de respeito à comunidade e ao trabalho em equipe multiprofissional. É desenvolvido através de atividades extramuros, em bairros da cidade e em serviços de saúde, particularmente nas áreas de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O módulo PIESC pretende contribuir para o crescimento profissional dos futuros médicos formados em nossa Universidade.
Após o encerramento das atividades do 1º ano (PIESC I), quando foram coletados e analisados os dados socioeconômicos e de saúde das áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família (Sobradinho I, Parque Ipê, Novo Horizonte, Feira VI) e identificados os principais problemas de saúde de cada comunidade, iniciamos o 2º ano (PIESC II), buscando dar continuidade ao trabalho.
As práticas a serem desenvolvidas no PIESC II estão voltadas ao desenvolvimento de ações e estratégias de intervenção, visando à resolução dos problemas priorizados nos bairros, a partir do marco teórico da Medicina Geral de Família e Comunidade e da Programação e Planejamento Local em Saúde (PPLS).
Com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, novas estratégias de ensino precisaram ser adotadas, de forma remota, para efetivação do ano letivo. Com o PIESC II, não foi diferente. Esta foi uma proposta de trabalho pensada com muito carinho e responsabilidade pra cada um vocês. Esperamos que gostem. Sejam bem-vindos.