As Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) trabalham os problemas reais de saúde de uma comunidade, utilizando uma prática de ensino que propõe a interação das ciências básicas, sociais, clínicas e epidemiológicas desenvolvidas de forma integrada com as questões emergentes e prioritárias para a vida da população. 

O desafio no terceiro ano do PIESC estará centrado no desenvolvimento de ações que articulem a Medicina de Família e Comunidade (MFC) , a Clínica Ampliada, a Saúde Coletiva e a Gestão do Cuidado no âmbito local da Atenção Primária à Saúde, que se constitui no espaço de trabalho da Estratégia de Saúde da Família das áreas trabalhadas nos dois primeiros anos de PIESC.

A Medicina de Família e Comunidade é a especialidade privilegiada para a atenção primária à saúde que coloca o profissional médico no contexto de vida das pessoas e da comunidade, prestando a atenção à saúde continuamente, com resolubilidade, integralidade e de forma abrangente para as pessoas, suas famílias e a comunidade; busca integrar as ciências biológicas, clínicas, comportamentais e sociais; atende todas as idades, todos os gêneros, todos os sistemas orgânicos e agravos; deve proporcionar o contato das pessoas com o médico mesmo antes que exista a doença, buscando intervir nos riscos e vulnerabilidades.  

A clínica ampliada e a gestão do cuidado devem possibilitar que outros aspectos do sujeito, que não apenas o biológico, possam ser compreendidos e abordados pelos profissionais de saúde, em equipes multiprofissionais. Devemos trabalhar com o conceito ampliado de saúde e entender que a pessoa, a família e a comunidade são o centro das ações de saúde.

O Projeto Terapêutico é o principal foco dos alunos do terceiro ano do PIESC e, tem como objetivo guiar a equipe de saúde na gestão do cuidado da família e seus respectivos membros, com ferramentas tecnológicas de diagnóstico, planejamento e intervenção.

  O PIESC III através da metodologia pedagógica da problematização, incorpora os alunos no fazer cotidiano das equipes de saúde de maneira integrada e crítica, em um processo avaliativo de múltiplas mãos. O foco da atenção, sem abrir mão das intervenções de promoção da saúde e prevenção de riscos e vulnerabilidades, será o controle de agravos de forma integral, inclusive com consultas médicas e ações multiprofissionais.

O corpo docente responsável pelo terceiro ano convoca todos: estudantes, Equipe de Saúde da Família (EqSF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), comunidade, funcionários da UEFS, a assumirem uma condição de protagonismo no caminho que estamos traçando neste novo período, para que possamos, no desenho e redesenho constante da forma que queremos ter, refazer cada vez melhor a nossa Saúde e o nosso Ser.