- Professor: Soraya Fernanda Cerqueira Motta (Professora)
Neste componente curricular será iniciado desenvolvimento de atividades práticas e extensionistas, fundamentadas nos tópicos acima
- Professor: Soraya Fernanda Cerqueira Motta (Professora)
- Professor: Soraya Fernanda Cerqueira Motta (Professora)
EMENTA
Conhecer a estrutura geral da UEFS e do curso de Medicina(características e peculiaridades), o modelo pedagógico do curso(origem, interação com as mudanças políticas, culturais e sociais vigentes na sociedade em que ele está inserido). Entender as metodologias ativas (diversas aplicações no curso, alinhamento do projeto pedagógico às diretrizes). Conhecer a História da Medicina: e sua interface com a sociedade, cultura e política abrindo o diálogo sobre as diferenças que existem em nosso mundo. Estudar Ética e Bioética e conhecer os conselhos, sindicatos e associações profissionais. Introdução ao estudo de Anatomia, Embriologia, Histologia e Gestão em Saúde. Desenvolver atividades práticas e extensionistas, fundamentadas nos tópicos mencionados.Neste componente curricular serão desenvolvidas atividades práticas e extensionistas, fundamentadas nos tópicos acima
OBJETIVOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Geral:
Iniciar o estudante no aprendizado do método pedagógico, com postura ética, visão humanística, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania. O estudante deve ser preparado para compreender as necessidades de saúde dos indivíduos, na situação social específica em que vivem, considerando as limitações impostas pela sua condição biopsicossocial específica, sendo para isso necessário integrar conteúdos de diferentes componentes curriculares, desenvolvendo atitudes e habilidades profissionais que configuram as competências do futuro médico.
Objetivos Específicos:
Conhecer:
- a estrutura geral da UEFS e do curso de Medicina com suas características e peculiaridade;
- o modelo pedagógico do curso, sua origem e interação com as mudanças políticas, culturais e sociais vigentes na sociedade em que ele está inserido, ressaltando suas diferenças e semelhanças e a busca pela harmonia social através da educação
Entender:
- as metodologias ativas, suas diversas aplicações no curso e o alinhamento do projeto pedagógico às diretrizes curriculares para formação médica através da introdução ao método pedagógico e aos grupos tutoriais, utilizando problematização como guia e um conteúdo adequado ao contexto social vigente.
Conhecer
- a História da Medicina: e sua interface com a sociedade, cultura e política, ampliando o conceito de cidadão profissional de saúde que busca solução para os problemas da sociedade associados às doenças mais comuns e suas consequências
Estudar
- Ética e Bioética, Telessaúde desde sua história, para desenvolver a construção de um comportamento profissional ético assim como conhecer os conselhos, sindicatos e associações profissionais médicas
METODOLOGIA:
-
Procedimentos de ensino: aprendizagem baseada em problemas (grupos tutoriais), atividades práticas em laboratório de ensino; palestras; consultorias.
-
Atividades discentes: trabalho em pequenos grupos (grupos tutoriais); atividades em práticas de laboratório, estudo individual , consultoria.
Carga horária: 30(T);90(P) ; 120(TOTAL) + 08 horas (extensionistas)
- Professor: Soraya Fernanda Cerqueira Motta (Professora)
- Professor: Soraya Fernanda Cerqueira Motta (Professora)
- Professor: Soraya Fernanda Cerqueira Motta (Professora)